Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 26 de julho de 2005 - Nº 1329 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Velejadores do litoral prontos para o Mundial de Op na Suíça


Caraguatatuba
3º Caraguá Bike Week movimentará Caraguá
Agentes são preparados para a Campanha de Vacinação Anti Rábica
Palestra: O que te impede de ser mais?


Ilhabela
Iniciada construção de nova rede coletora de esgoto em Ilhabela


São Sebastião
Corredor de exportação tem nova etapa
Vereador Kotian representa São Sebastião em Ubatuba na presença de governador Geraldo Alckmin
Secretário dos Transportes anuncia início das obras do trecho urbano em São Sebastião
Prefeitura lança Projeto Aquarela
São Sebastião é vice-lider no Nicoboco Paulista de Escolas de Surf em Itanhaém
Curso ensina técnicas de salvamento e primeiros-socorros
Pancadaria entre jovens acabam com a Festa em louvor a Santana

Ubatuba
Governador anuncia medidas para os quilombolas e verbas para Ubatuba
Estado regulariza 3 áreas na região
Alckmin anuncia medidas para comunidades quilombolas
Ubatuba mantém a liderança no Nicoboco Paulista
Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba vence segunda etapa do Circuito Paulista
Ubatuba se prepara para a segunda dose da vacina contra poliomielite
Vôlei de Ubatuba conquista título internacional
Ladrões entram em dois prédios da Prefeitura de Ubatuba
Última semana para o contribuinte negociar dívida com a Prefeitura
Empreender é um dos melhores projetos do mundo
Está sendo formado o Conselho do Movimento Degrau


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Velejadores do litoral prontos para o Mundial de Op na Suíça

Litoral Norte - Começa nesta quinta-feira as disputas do 43º Mundial de Optimist na Suíça. A equipe brasileira, composta por três velejadores do Litoral Norte - Ronyon Silva e Baepi Pinna, de Ilhabela e Fábio Melchert, de São Sebastião, treinou ontem no lago Silvaplana. Os cariocas Lucas Mesquita e Rodrigo Hasselmann completam a equipe verde-amarela.
“Estamos com sorte, os Italianos ficaram quatro dias treinando aqui e não ventou nada. Nós chegamos e trouxemos o vento, dois dias de treinos Hoje (segunda-feira) fizemos a medição e todos passaram sem problemas, estamos prontos para o campeonato”, contou ontem por e-mail Eduardo Melchert, técnico da equipe. “Nos adaptamos bem ao lago e já estamos conhecendo bem vários truques daqui.
O vento ronda bastante, tem algumas pontas do lago que mudam a direção, se o vento ficar assim vai ser muito bom”, avaliou o pai do atleta Fábio Melchert, que foi o primeiro representante do país em uma competição internacional, em 1974, coincidentemente, no mesmo lugar onde hoje compete seu filho Fábio, atual campeão paulista.
De acordo com Dudu Melchert os treinos foram produtivos.
“Treinamos com nove tipos diferentes de velas, de diferentes marcas, tipos diferentes de mastro medindo flexões e tudo mais. Pudemos acertar vários pontos fracos de cada um inclusive bons treinamentos por equipe. A base da FBVM (Federação Brasileira de Vela e Motor) é muito boa, com botes, barcos e tudo o que precisamos”.
O 43º Mundial de Optimist na Suíça termina no dia 5 de agosto. Participam do evento 52 países, totalizando mais de 200 velejadores, um recorde de participantes, segundo assessoria do Mundial.
Patrocínio - O velejador sebastia-nense Fábio Melchert contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião para participar do mundial. Em junho, a Câmara aprovou por unanimidade o projeto de lei 35/2005, autorizando a abertura de crédito adicional para o patrocínio de até o limite de R$ 10 mil.
O secretário de Esportes de Ilhabela, José Roberto de Jesus, o Beto de Mazinho, contou que tal medida não foi adotada no município porque a FBVM está cus-teando todas as despesas da equipe brasileira. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


3º Caraguá Bike Week movimentará Caraguá
O maior encontro de motociclistas do litoral brasileiro deverá atrair para Caraguatatuba, de 11 a 14 de agosto, um público de 70 mil pessoas e mais de 8 mil motoclistas. O evento irá quebrar a rotina e movimentar o litoral na baixa temporada, gerando emprego e renda para a cidade. Mais de 600 empregos deverão ser criados.

Caraguatatuba - Caraguá vai realizar entre os dias 11 e 14 de agosto o 3º Caraguá Bike Week, o maior encontro de motoclistas do litoral brasileiro. A expectativa é de que este ano o número de motociclistas seja ainda maior, visto que o Megacycle não será realizado em Serra Negra, como estava programado. São esperados pelos organizadores mais de 8 mil motociclistas e cerca de 70 mil pessoas durante os cinco dias de evento.
O evento será realizado na Praça de Eventos com tendas e feira de negócios, apresentações de shows acrobáticos e manobras radicais com motos, palco para shows musicais, praça de alimentação e outros atrativos.
Segundo o organizador José Lopes já está confirmada a presença da BMW, Harley Davidson e outras grandes empresas de São Paulo como a Nacan Motos, Piva Import, uma das importadoras de maior destaque no Brasil, além de outras que já foram contatadas pelo empresário.
O evento é bastante esperado na cidade visto que gera emprego e renda. O organizador do evento acredita que mais de 600 empregos diretos e indiretos serão gerados durante o evento. "Só a minha empresa, a Top Brasil, irá contratar em torno de 300 pessoas entre produção, segurança, limpeza e outros", disse.
O organizador José Lopes reuniu-se com o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro e a Policia Militar e Rodoviária para definir o esquema de segurança do evento. A intenção da Polícia é fazer uma operação na estrada, visando orientar o público que estiver descendo a serra.
Segundo o Comandante da PM Capitão Marcos Marcondes de Carvalho, os motociclistas com documentação irregular ou sem equipamentos de segurança não poderão circular na cidade. As manobras radicais nas avenidas e ruas da cidade não serão permitidas pela Polícia, apenas dentro do evento. A cidade vai receber ainda um reforço de policiais da região para atuar na cidade, coibindo infrações e aumentando a segurança do público.
A Polícia também vai atuar fortemente no esquema contra roubos, principalmente de motos. O evento terá estacionamento interno para os participantes. Segundo José Lopes a segurança particular do evento será reforçada. "Devo contratar de 60 a 70 seguranças para atuarem no evento", disse. (Fonte: PMC)

Agentes são preparados para a Campanha de Vacinação Anti Rábica
Todos os cães e gatos devem ser vacinados durante a campanha que acontece de 8 de agosto a 2 de setembro em todo o município.A raiva é uma doença que mata tanto o animal como o ser humano

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do setor de Zoonoses realizou na sexta-feira, dia 22, um treinamento com agentes de saúde. O objetivo foi preparar os profissionais para atuarem na Campanha de vacinação anti-rábica, que acontece de 8 de agosto a 2 de setembro, das 8h às 12 e das 13h às 17h, em todo o município.
Durante o treinamento, doze agentes que foram aprovados no último concurso público aprenderam sobre a raiva, a estrutura da campanha, os cuidados que se deve ter com a vacina, a importância da vacinação e como os animais transmitem a doença. Eles também foram orientados de como preencher as planilhas e a caderneta de vacinação.
Após o treinamento teórico, os agentes aprenderam, na prática, como se vacina um animal. Dezessete agentes farão o trabalho durante todos os dias da campanha.
De acordo com o técnico do CCZ e responsável pela campanha, Guilherme Garrido, a vacina é o único meio de prevenção da raiva em cães e gatos, para que a doença não seja transmitida para o ser humano.
“Este ano temos um espaço com uma boa estrutura física, que é o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e vamos oferecer a vacina durante o ano todo. A pessoa que não conseguir vacinar o seu animal durante a campanha, pode ir até o CCZ que iremos aplicar a dose, que é gratuita. Se caso nascer algum animal após a campanha, ou ele só completar três meses de vida após esse período é importante que seus donos leve-os para receber a vacina”, declarou Garrido.
No ano passado foram vacinados mais de 19.300 animais, sendo mais de 17.600 cães e 1.700 gatos. Este ano, o setor de Zoonoses espera vacinar vinte e dois mil animais, entre cão e gato.
Um pouco sobre a raiva - A raiva é uma doença infecciosa aguda e fatal, causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central e se multiplica nas glândulas de saliva. A doença é transmitida, no meio urbano, por cães e gatos contaminados, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.
A raiva pode apresentar diversos sintomas, como mudança de hábito do animal, depressão, demência ou agressão, mudança de comportamento, salivação excessiva, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), mordidas no ar, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula, déficit múltiplo de nervos cranianos, e paralisia das patas traseira.
Neste estágio, o animal para de comer e beber. A paralisia pode durar de um a dois dias, seguida de morte por parada respiratória. O período de incubação, a partir da mordida até o início dos sinais clínicos, é variável, podendo ser de duas semanas a seis meses. Mas a partir do momento em que sejam vistos os sinais neurológicos, a doença é rapidamente progressiva, com a morte ocorrendo dentro de sete dias, na maioria dos animais.
No Estado de São Paulo a doença está controlada devido às campanhas de vacinação que acontece todo o ano.

Programação da primeira semana:

Dia 8 - segunda-feira
Jardim Britânia – Av. Ministro Dílson Funaro, 115 8h às 11 – das 13h às 17h

Dia 9 - terça-feira
Tabatinga – Avenida da Praia (Próximo ao antigo estacionamento) e volante – 8h às 11h
Sertão dos Tourinhos – próximo a CEI (Centro de Educação Infantil) 8h às 11h
Capricórnio – Centro Comercial (praça) / Alto do Jetuba (próximo ao Centro Comunitário) – 13h às 17h
Jetuba / Jardim Santa Rosa – Posto de Gasolina Shell – 13h às 17h

Dia 10 - quarta-feira
Massaguacu – Igreja Católica (praia) e volante – das 8h às 11h
Jardim do Sol (casa da Teka) – 13h às 17h
Rua Antônio Alexandre (próximo ao posto de saúde) e volante das 8h às 11h – 13h às 17h

Dia 11 - quinta-feira
Olaria – Em frente a CEI (Centro de Educação Infantil) do Olaria – das 8h às 11 – 13h às 17h
Jardim Casa Branca – Rua José Pedro de Oliveira Barbosa - das 8h às 11 – 13h às 17h
Canta Galo/ Serraria – Fazenda Disparada volante - das 8h às 11 – 13h às 17h

Dia 12 - sexta-feira
Martin de Sá (praia) – Praça Antônio Fachini – 8h às 11h
Martin de Sá (rodoviária) – Avenida Castelo Branco (próximo a Esquadrimar) – das 8h às 11h
Cidade Jardim – Próximo à quadra de esportes – das 13h às 17h
Prainha – próximo à antiga padaria farol – das 13 às 17h
Ipiranga – próximo ao bar do Julinho - das 13 às 17h (Fonte: PMC)

Palestra: O que te impede de ser mais?

Caraguatatuba - A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba esta promovendo a palestra " O que te impede de ser mais?", que será realizada nesta quinta-feira, dia 28 de junho,, às 19:00, no auditório do CEPROLIN.
Objetivo: Fazer um levantamento do perfil comportamental dominante dos participantes e fornecer informações e recursos para poder identificar no outro sua preferência e desta forma melhor se comunicar, relacionar e influenciar.
Metodologia: Utiliza técnica de aprendizagem acelerativa na busca de aprendizagem efetiva, bem como recursos audiovisuais, interatividade e levantamento prático do perfil comportamental.
Palestrante: Eugênio Ferrarezi
Dia: 28 de julho de 2005
Às 19:00 Hs
Local: Auditório do CEPROLIN
Valor do convite: 02 quilos de alimento não perecível (menos sal)
VAGAS LIMITADAS – GARANTA JÁ A SUA!
Trocando seu alimento por convite:
até o dia 27/07/05
na sede da ACE Caraguatatuba
na Av. Frei Pacífico Wagner – 295 – Centro
Informações pelos telefones: 3883 1303 – 3882 2699
TODO O ALIMENTO ARRECADADO SERÁ DOADO A ENTIDADES CARENTES DO MUNICÍPIO. (Fonte: ACE-Caraguá)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Iniciada construção de nova rede coletora de esgoto em Ilhabela

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos esteve presente à cerimônia de início das obras que instalarão uma rede de esgoto de cerca de 18 quilômetros de extensão e beneficiarão o Bairro da Barra Velha, parte do Perequê e Itaquanduba.
A rede começa a ser assentada na região do novo Fórum da cidade, que ainda se encontra em fase de construção.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a empresa vencedora da licitação é a Drucker Gallas Engenharia e Construções Ltda. Em discurso, o prefeito ressaltou que a instalação do saneamento básico será a obra mais importante de sua administração.
“Este dia é um marco para mim, o cumprimento de mais uma promessa feita para o povo de Ilhabela”, declarou o prefeito. As obras em questão irão, em sua primeira fase, instalar a tubulação subterrânea antes que as ruas recebam calçamento.
A assessoria de imprensa da Sabesp, em Caraguatatuba, informou que a rede irá se estender até o bairro Itaquanduba. O prazo para a conclusão de seu assentamento é de 180 dias.
Após esse período, as tubulações serão interligadas a estações elevatórias, que irão conduzir o esgoto para uma estação de pré-condicionamento, onde o material passará por um processo de gradeamento para retirada de sólidos e cloragem. Após passar por esses processos, o esgoto será conduzido para o Emissário Submarino do Itaquanduba.
As estações de elevação e de pré-condicionamento ainda estão em fase de licenciamento.
Estiveram presentes na cerimônia o encarregado do posto de operação da Sabesp em Ilhabela, Pedro Fernando Ponce, além de outras autoridades, como o vice-prefeito, Antônio Carlos Cajado Simões, os vereadores Marcio Garcia, José Jorge Pereira e Jadiel Vieira, assim como os secretários municipais Ricardo Fazzini, de Turismo e Fomento, Antônio Cornélio de Morais Filho, da Educação, e Maria Inês Fazzini Biondi, do Meio Ambiente. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Corredor de exportação tem nova etapa

São Sebastião - O governo do Estado vai realizar em agosto as audiências públicas para a privatização das rodovias Dom Pedro (SP-65) e Carvalho Pinto (SP-70), para viabilizar o corredor de exportação para empresas do Vale do Paraíba e Campinas por meio do porto de São Sebastião.
A informação foi dada ontem pelo secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, durante visita ao porto de São Sebastião.
Segundo Lopes, por meio das duas concessões, o governo terá recursos para começar a duplicação da rodovia dos Tamoios, em seu traçado no planalto.
O secretário disse que a privatização do porto e da Tamoios serão realizadas no ano que vem. Ele vistoriou ontem as obras do porto e acompanhou o embarque de 1.600 veículos da Fiat e General Motors para o Chile.
O porto de São Sebastião deve fechar o mês de julho com uma movimentação recorde de 4.600 veículos destinados à exportação. Em junho, foram exportados 2.900 carros.
O aumento de embarques em julho deve-se a um novo contrato fechado pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) com a CSAV (Companhia Sudamericana de Vapores).
Este ano já foram exportados pelo porto 13.233 veículos. A receita gerada pela exportação de veículos foi de US$ 82 milhões, o que permitiu um superávit comercial de US$ 60 milhões no primeiro semestre.
O Estado está investindo cerca de R$ 5,7 milhões na melhoria do porto, entre pavimentação de pátios e construção de novos armazéns para estocagem de cargas. No ano passado, o Estado investiu R$ 3 milhões no porto.
ROTATÓRIA - O secretário também assinou ontem a nota de serviço para início das obras de adequação da rotatória e alça de acesso da Rio-Santos, na bairro da Enseada, atendendo reivindicação feita pela Prefeitura de São Sebastião. Salim Burihan/VALE

Vereador Kotian representa São Sebastião em Ubatuba na presença de governador Geraldo Alckmin
Parlamentar representou o município no último domingo de encontro no Quilombo da Caçandoca, na presença do governador Geraldo Alckmin. Na ocasião, o governador oficializou a devolução das terras ao povo da região que luta pela reintegração de posse desde a década de 60. Segundo Alckmin, só resta a titulação para que as terras sejam devolvidas à comunidade negra da cidade

São Sebastião - O vereador Modesto Koji Ono, o “Kotian”, (PTB) esteve representando a cidade de São Sebastião no último domingo, na presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e dos secretários estaduais, Hédio Silva Júnior (Justiça) e João Batista de Andrade (Cultura).
Na ocasião Kotian acompanhou a entrega oficial das terras, através da Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), à comunidade quilombola da Caçandoca, região sul de Ubatuba. A área foi ocupada desde o século XIX e até hoje abriga descendentes da época da escravidão.
Contam os moradores que os negros que ali viviam permaneceram e permaneceram tranqüilos até os idos de 1970 quando foram invadidos indiscriminadamente por fazendeiros. Desde então, eles têm vivido um dilema até os dias atuais para reverter este quadro. O governador Alckmin disse que todos os processos para a devolução das terras estão em fase conclusiva. “Fizemos o georeflorestamento, estudo antropológico, o reconhecimento das terras e agora só resta a titulação. Fizemos de tudo para o reconhecimento desta localidade como área de quilombo e estamos na marca do pênalti para fazer um belo gol em prol dessa comunidade que luta há tanto tempo”, afirmou.
No início houve um culto e o discurso do prefeito Eduardo César (PL) que destacou a presença das autoridades e da comunidade negra. “Conheço bem a região e sei da luta que esta comunidade tem. Eles preservam a cultura e lutam para que permaneça viva”, disse.
Já o secretário de Justiça, Hédio Silva Júnior, comentou que esta é uma oportunidade de mostrar que o Brasil valoriza o povo negro. “Respeitamos nossas raízes e queremos preserva-la doando esta área a este povo, que chegou aqui há séculos e não agrediu sequer um milímetro da mata atlântica que aqui nos rodeia”, enfatizou.
Para o deputado estadual Marcelo Bueno (PTB), que tem base parlamentar em todo o Litoral do Estado, “nada melhor do que acompanhar um processo democrático”. Ele afirmou que a miscigenação faz parte da vida de todo o brasileiro e isto é um orgulho para um país tão cosmopolita.
O governador Alckmin ainda ajudou Ubatuba, com cerca de 40 ambulâncias para o PSF (Posto de Saúde da Família) dedicada especialmente às comunidades indígenas do Estado. Ele definiu que há um grande número de áreas de quilombos e comunidades indígenas, na maioria do Litoral Norte do Estado, sendo assim, importante a conservação da cultura e de nossa história.
O vereador Modesto Koji Ono, o “Kotian” (PTB), salientou que a região é extremamente privilegiada pelo verde e abriga uma grande biodiversidade. “É um local belo e tenho certeza que esta comunidade irá apenas preservar sua história e não irá comercializar nada, como os representantes da comunidade quilombola disseram”, disse.
Além da presença do vereador, estiveram no evento, a vereadora de Ilhabela Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), e o vice-prefeito de Ilhabela, Antonio Carlos Cajado Simões (PL) e o vereador de Ubatuba, Charles Medeiros (PSDB), o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), o vice-prefeito de Ubatuba Domingo dos Santos (PT), entre outras autoridades. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)

Secretário dos Transportes anuncia início das obras do trecho urbano em São Sebastião

São Sebastião - O secretário Estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, em visita ao Porto de São Sebastião, anunciou na manhã desta segunda-feira, 25, o início das obras no trecho urbano da SP-55, entre os bairros da Figueira e o centro da cidade, ou seja, aproximadamente sete quilômetros.
Ao todo, serão investidos cerca de R$ 3,6 milhões. Na próxima quarta-feira, o envelope com o vencedor da licitação será aberto e a empresa conhecida.
“É uma promessa que fizemos ao prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e que o governador fez questão que atendêssemos”, avaliou o secretário Dario Rais Lopes.
A notícia foi comemorada pelo prefeito Dr. Juan Garcia. “Mais uma vez mostramos a seriedade em nossa administração e vemos que nossas reivindicações são atendidas pelo governo do Estado”.
Na mesma visita, o secretário assinou também a nota de serviço para início das obras de adequação da rotatória e alça de acesso no Km 113,4 da rodovia Dr. Manoel Hyppolyto Rego, no bairro Enseada. O governo do Estado vai investir R$ 146,5 mil nas melhorias. A empresa Serveng Civilsan S/A vai executar os serviços no prazo de dois meses.
Porto - O secretário vistoriou ainda as obras de infra-estrutura do Porto de São Sebastião. Iniciadas em março, as obras compreendem a construção da avenida de acesso ao Porto, preparo de plataforma para construção de galpões, pavimentação dos pátios 1 e 3 para estocagem dos veículos e restauração da avenida de acesso à travessia São Sebastião-Ilhabela. Cerca de 45% dos serviços já foram executados e o prazo de conclusão é janeiro de 2006. O investimento é de R$ 4,5 milhões.
O governo do Estado também está implantando três armazéns e pavimentação do pátio 2 para estocagem de veículos, construção de dois dolphins e elaboração dos planos de segurança e de controle ambiental. (Fonte: PMSS)

Prefeitura lança Projeto Aquarela

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e o secretário de Educação, Paulo Henrique Ribeiro de Santana, lançaram na manhã desta segunda-feira, 25, no Teatro Municipal, o Projeto de Sistema Integrado de Manutenção Aquarela, desenvolvido pelo Instituto Universidade Empresa, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião.
Um dos principais objetivos é identificar as causas que determinam a fragilidade no atendimento das condições físicas e funcionais da manutenção da rede física municipal, implementando posteriormente um processo de conservação preventiva modular e permanente.
Esse trabalho também será feito de acordo com o projeto político pedagógico desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação, que prevê um levantamento com as características sociais dos alunos e do bairro em que a escola está instalada.
Ao todo, 53 unidades de ensino participarão do programa, que deve durar em torno de 10 meses para conclusão. O custo chega a R$ 7 milhões.
“Nosso objetivo é dar condições estruturais nas escolas e despertar a consciência de preservação na comunidade. Queremos que a família da educação esteja bem unida. Vamos investir onde precisa e que renda bons frutos, como é o caso do nosso projeto”, avalia o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
Já o secretário de Educação, Paulo Henrique Ribeiro de Santana, acredita que o projeto vai mudar a cara das escolas, além de despertar um espírito de conscientização em educadores, alunos e comunidade. “Educação para uma vida cidadã. É o que almejamos alcançar. Nosso projeto é uma espécie de um ‘Amigos da Escola’ mais avançado”.
O lançamento contou com a participação de diversos secretários municipais, além de os funcionários que vão trabalhar na manutenção das escolas. Vale ressaltar que essa mão de obra é local, uma das exigências para assinatura do contrato.
“A idéia do projeto é para a mobilização dos alunos, professores e comunidade. Queremos conscientizá-los, com atividades educadoras, de respeito ao bem público, preservação do meio ambiente e consumo consciente”, explica o secretário de Educação, Paulo Henrique Ribeiro de Santana, que disse ainda que as obras realizadas nas escolas serão feitas com mão de obra local.
Ele explicou ainda que o projeto foi intitulado como Aquarela, em homenagem a artista sebastianense Edna Camargo Matos.
A aquarela, como técnica de pintura, é utilizada como meio de expressão delicada, transparente e de difícil execução, uma vez que o aquarelista deve trabalhar rapidamente sem se deter em detalhes. O lançamento do projeto foi realizado no último dia 25 de janeiro, no Teatro Municipal. (Fonte: PMSS)

São Sebastião é vice-lider no Nicoboco Paulista de Escolas de Surf em Itanhaém

São Sebastião - Apesar da Escolinha de Surf de São Sebastião não estar funcionando oficialmente, os treinos tem sido realizados esporadicamente com os membros da Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) nas praias de Guaecá (Gedeon), Maresias (Carlos Bahia) e Juqueí (Adriano Camargo) e às vezes juntos, o trabalho tem surtido efeito. São Sebastião subiu da 3ª colocação para a vice-liderança na etapa de Itanhaém, realizada no último fim de semana. Temos trabalhado sem remuneração desde o inicio do ano representando nossa cidade. Mas a prefeitura tem apoiado com a verba e transporte para os atletas e agradecemos por isso.
A próxima etapa será em São Sebastião e esperamos melhorar ainda mais.
Enquanto Ubatuba, São Vicente e outras contam com vários técnicos remunerados por suas prefeituras, ônibus com vários atletas e pranchas reservas, como pode ser visto nos eventos, São Sebastião vêm contando com o voluntarismo e experiência de Gedeon Gonçalves (técnico bi-campeão brasileiro, tri-campeão paulista, duas vezes campeão internacional), Carlos Bahia (atleta top do circuito brasileiro e paulista de longboard) e Adriano Camargo (top do circuito paulista). Eles, alunos e pais aproveitam a oportunidade para mais uma vez reivindicarem da prefeitura de São Sebastião uma estrutura mínima para funcionamento de uma escolinha municipal que tem por objetivo formar simples surfistas em atletas, homens de verdade dentro e fora dágua que terão mais opções de vida.
Equipe de São Sebastião:
Categoria Iniciante (até 14 anos):
Pedro José Faveri (Guaecá) e Mateus Lee (Maresias)
Categoria Estreante (até 12 anos):
Renan Argemiro e Alessandro Bibinho (ambos de Juqueí)
Categoria Petit (até 10 anos):
Lucas Moreira e Adrizeno (ambos de Maresias)
Cateoria Feminina (atér 16 anos):
Josi e Raquel (ambas de Maresias)
Técnicos:
Gedeon Gonçalves e Adriano Camargo.
http://aulasdesurf.gedeon.nafoto.net

Curso ensina técnicas de salvamento e primeiros-socorros

São Sebastião - Para orientar as pessoas sobre o risco de afogamento no mar, durante o “Maresias Salva Surf”, evento que ocorre na praia de Maresias, em São Sebastião, no Litoral Norte, até 31 de julho, será realizado um curso de salvamento, ministrado pelo Corpo de Bombeiros. O objetivo é ensinar aos surfistas as principais técnicas de salvamento no mar e primeiros-socorros.
Os surfistas contam que, em Maresias, muitas vezes são eles mesmo que fazem o papel de salva-vidas, em razão de estarem por perto dos locais na hora desses acidentes. “Aqui (em Maresias) é uma praia perigosa, num certo ponto, em razão de ondas fortes, correntezas e pontos de afogamentos”, afirma o surfista Helton Rodrigo Gomes.
Mesmo assim, nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros constatou uma diminuição em operações de salvamento nas praias de São Sebastião. Em 2004, foram registradas 289 operações, contra 410, de 1999, conforme dados do posto de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, localizado na Avenida Francisco Loup, que dá acesso à praia de Maresias.
Nesse período, houve queda também na quantidade de mortes por afogamentos nas praias. Do total de afogamentos calculado há seis anos, 15 resultaram em óbitos. Já no passado, três pessoas morreram.
“Essa redução está diretamente ligada a programas de prevenção a acidentes no mar”, diz o 2º tenente do Corpo de Bombeiros, Matheus Ferreira Lopes. Segundo ele, nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros tem colocado placas, indicando os principais pontos de risco no mar. Além disso, frisa o tenente, a corporação dispõe de jet sky, barcos motorizados e unidades salva-vidas para os casos de emergência. (Fonte: Fama Assessoria)

Pancadaria entre jovens acabam com a Festa em louvor a Santana

São Sebastião - Um lamentável episódio ocorreu na noite de sexta-feira, 24, durante a tradicional Festa em louvor a Santana, promovida pela Fazenda Santana, na Reserve du Moulin, região central de São Sebastião. Dois jovens, de 20 e 22 anos, começaram a brigar, outro tentou apartar e acabou atingido.
“A confusão tomou proporções absurdas com a briga entre mais dez a 15 jovens”, conta o empresário Felipe Ricardo do Rego, 22 anos, membro da família proprietária da fazenda.
Felipe Ricardo, o organizador da festa, é o que tentou apartar a briga inicial. Ele sofreu socos na cabeça, escoriações nos braços e no rosto e caiu no chão. Segundo o empresário, um dos que brigavam inicialmente é seu primo de segundo grau e o outro morador do bairro Pontal da Cruz.
“Quando eu tentei apartar a briga, outros jovens acharam que eu estaria defendendo o meu primo e me agrediram; eu só queria apartar, aliás, tenho maior relacionamento com o outro que brigava com meu primo”.
Felipe Ricardo afirma que nunca havia apartado uma briga e também nunca participou deste tipo de confusão. “Também me considero jovem, mas sou adulto”, ele diz. Ainda segundo ele, seu primo e o morador do Pontal da Cruz havia tido um desentendimento anterior em outro dia na rua.
Depois da confusão, Felipe Ricardo se dirigiu à Delegacia de Polícia com dois jovens, onde o caso foi registrado. “Lá, eles disseram que foram agredidos por mim, enquanto eu fui agredido por eles”, afirma Felipe Ricardo.
Uma das barraquinhas para venda de alimentos na festa e um carrinho de ambulante foram destruídos durante a pancadaria. A festa em louvor a Santana, a Mãe de Maria e Avó de Jesus, começou no dia 18, com as novenas.
Em razão da confusão, a festa que terminaria amanhã, foi encerrada na noite de sexta. É mantida somente a parte religiosa, que termina hoje, com missa, às 20h, e fogueira.
A Festa em louvor a Santana é tradicionalmente realizada a cada ano, desde 1740. A Família Rego não pretende mais manter aberta ao público a festa nos próximos anos, em razão das cenas de violência que aconteceram na sexta-feira. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Governador anuncia medidas para os quilombolas e verbas para Ubatuba
Alckmin entregou laudo de reconhecimento do quilombo do Camburi e anunciou a liberação de R$ 2 milhões para o turismo de Ubatuba e a construção de 50 casas para a Aldeia Indígena Boa Vista

Ubatuba - Os 200 moradores do Quilombo da Caçandoca receberam na manhã deste domingo (24) a visita do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Justiça e Cidadania, Hédio da Silva Júnior e do secretário de Cultura, João Batista de Andrade. A comitiva do governo estadual foi recepcionada pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo César e pelo presidente da comunidade, Sr. Antônio dos Santos. Alckmin anunciou em Ubatuba seu plano de metas para as comunidades quilombolas do estado de São Paulo e fez também a entrega do Laudo de Reconhecimento da Comunidade Quilombola do Camburi, também de Ubatuba.
A comunidade da Caçandoca, que há cerca de um mês quase teve suas terras perdidas por uma ação judicial, quando uma empresa do ramo imobiliário ganhou uma liminar de reintegração de posse, recebeu do governador a notícia de que agora falta apenas a titulação de posse. “Falta muito pouco para que os 890 hectares sejam definitivamente entregues à comunidade do Quilombo da Caçandoca”, afirmou. “Estamos hoje resgatando a história do Brasil dos negros, resgatando a cultura negra e mais do que tudo, fazendo justiça a esse povo tão sofrido”, garantiu Alckmin.

Quilombo do Camburi é reconhecido - A comunidade do Camburi, representado na solenidade da praia da Caçandoca pelo seu Genésio também recebeu uma boa notícia do Governador: a entrega do Laudo de Reconhecimento do Quilombo do Camburi. Segundo o governador, essa é segunda fase de um total de três, para que os remanescentes de escravos dessa comunidade possam ter a garantia de suas terras. A primeira delas é o georreferenciamento, exigido por lei, a segunda o Reconhecimento e a terceira a titulação. Na oportunidade, Alckmin anunciou a liberação de R$ 979 mil para o georreferenciamento de outras 24 comunidades quilombolas do Estado, que somam um total de 48, sendo que 19 já foram reconhecidas e 5 tituladas.
O prefeito Eduardo César agradeceu o empenho do governador e de seus secretários na concretização de um sonho tão antigo dessas comunidades. “É nossa obrigação lutar para que a justiça seja feita e o governador Alckmin tem dado uma atenção muito especial a nossa região, respeitando nossos direitos e promovendo a Justiça”, afirmou o prefeito de Ubatuba. “Nunca recebemos uma atenção tão grande do Governo do Estado. O Governador tem olhado para nós com um respeito nunca visto antes. É de política e de políticos assim que precisamos”, reafirmou.

Casas populares e recursos do Dade - Casas populares para a Aldeia Indígena Boa Vista e recursos do Dade na ordem de R$2 milhões para o turismo de Ubatuba foram anunciados pelo Governador nesta visita a cidade. Segundo Alckmin a verba do Dade é para obras que não prejudiquem a natureza e que possam melhorar as condições da população e que também beneficiem o turista”, disse o governador, ressaltando que Ubatuba tem as praias mais bonitas do Brasil e talvez do mundo. “Tenho muito alegria de vir a Ubatuba, essa cidade maravilhosa onde o Criador juntou todo o seu talento e colocou aqui”, disse. (Fonte: PMU)

Estado regulariza 3 áreas na região

Ubatuba - Em visita ao Quilombo da Caçandoca, em Ubatuba, o governador Geraldo Alckmin prometeu anteontem regularizar a posse de terra de todas as comunidades quilombolas do Estado de São Paulo.
A medida beneficiará outras três áreas na região --Tamandaré, em Guaratinguetá e Cazanga e Fazenda da Caixa, também em Ubatuba.
Acompanhado dos secretários de Justiça, Hédio Silva Júnior e, da Cultura, João Batista de Andrade, Alckmin afirmou que 'o reconhecimento e titulação das áreas pertencentes aos descendentes dos escravos é um direito garantido pela constituição brasileira'.
Segundo ele, não adianta ter um direito somente no papel. "Aqui em São Paulo vamos fazer valer a lei", disse. O governador afirmou ainda que para ocorrer a regularização é necessário cumprir três etapas.
"A lei exige que primeiro seja feito o georreferenciamento de todo o espaço reivindicado. Após isso, é realizado o reconhecimento dfa comunidade quilombola; depois é que são fornecidas as titulações", disse.
Na Caçandoca, Alckmin entregou o Laudo de Reconhecimento do Quilombo do Camburi e anunciou o plano de metas para as comunidades quilombolas do Estado.
O governador anunciou a liberação de uma verba de R$ 979 mil para o georreferenciamento de outras 24 comunidades quilombolas, reconhecimento de 25 comunidades e titulação de seis comunidades ainda este ano. Depois do anúncio, almoçou no local ao lado de moradores.
O Estado, segundo Alckmin, possui 48 comunidades quilombolas, 19 reconhecidas judicialmente e cinco com titulação da posse. "Nossa meta é, até o ano que vem, completar o programa para todas as comunidades quilombolas do Estado", afirmou.
PROJETOS- O Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) vai realizar projetos de desenvolvimento sustentável no Quilombo da Caçandoca. Entre os projetos previstos estão o ecoturismo, o cultivo de mexilhões e um centro de artesanato.
Os quilombolas da Caçandoca estiveram ameaçados de despejo. Apesar de viverem no local desde 1891, uma imobiliária obteve recentemente a reintegração de posse da área na Justiça de Ubatuba.
O despejo foi evitado no último dia 31 de maio pelo Estado. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Raio X

Comunidades Reconhecidas no Vale
Caçandoca (Ubatuba) - 19 famílias - Ano de reconhecimento: 2000
Camburi (Ubatuba) - 38 famílias - Ano de reconhecimento: 2005
Comunidades apontadas para identificação no Vale
Tamandaré (Guaratinguetá)
Cazanga (Ubatuba)
Fazenda do Caixa (Ubatuba)
Total de áreas quilombolas no Estado
48 (19 reconhecidas e 5 já possuem titulação)
Fonte: Secretaria do Estado da Justiça. (Fonte: ValeParaibano)

Alckmin anuncia medidas para comunidades quilombolas

Ubatuba - O Governador Geraldo Alckmin esteve na manhã do último domingo visitando as cerca de 40 famílias que moram na comunidade remanescente de quilombo no bairro da Caçandoca, na região sul de Ubatuba.
Alckmin viajou acompanhado do secretário da Justiça e Cidadania, Hédio da Silva Júnior e do secretário de Cultura, João Batista de Andrade, além do deputado Marcelo Bueno.
A intenção foi anunciar metas que, segundo ele, fará do Estado de São Paulo o primeiro do Brasil a ter todas as comunidades quilombolas reconhecidas legalmente.
Foram liberados R$ 979.112, 50 para que sejam feitos o reconhecimento de 25 comunidades, o georefe-renciamento de outras 24, além da titulação de mais seis comunidades que se encontram inseridas em áreas públicas estaduais.
“Agradeço à comunidade da Caçandoca que tem garra, determinação e espírito de bravura”, disse Hédio da Silva Júnior, lembrando que a questão dessa comunidade foi a primeira tarefa que o governador lhe designou, apenas dois dias após ele ter assumido a Secretaria Estadual de Justiça.
“A decisão de colocar São Paulo na vanguarda no tratamento deste tema, na resolução de um direito que a Constituição assegura desde 88 e que na prática ainda hoje não pe exercido, foi graças à garra da comunidade, que sobreviveu e permitiu que hoje pudéssemos dar este passo tão importante”, considerou o secretário.
O líder da comunidade da Caçandoca, Antonio dos Santos, falou sobre a importância deste dia para a história do quilombola, que há cerca de um mês quase teve suas terras perdidas por uma ação judicial, quando uma empresa do ramo imobiliário ganhou uma liminar de reintegração de posse. “Nossa história é muito triste, já colocaram fogo em 2 mil m² de um casarão que tínhamos aqui e em 1960 a aldeia foi invadida por mais de 100 homens armados, que incendiaram os quilombos e nos aprisionaram”.
O governador Geraldo Alckmin entregou o laudo de reconhecimento da comunidade quilombola do Camburi, no norte do município, e anunciou a liberação de R$ 2 milhões para o turismo e a construção de 50 casas na aldeia indígena Boa Vista, no bairro do Promirim.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve acompanhando a cerimônia, acompanhado de seu vice, Domingos dos Santos, do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar e do vice-prefeito de Ilhabela, Antonio Carlos Cajado Simões.
“Estou aqui como mais um cidadão de Ubatuba a agradecer o empenho do Governo do Estado”, disse Eduardo César. “Tenho certeza que essa história triste, que se estende há anos, será uma história justa que poderá resgatar a alegria”, falou o prefeito se referindo às dificuldades enfrentadas pelos quilombolas.
Alckmin falou também sobre saúde para os afro-descendentes, com Programa de Saúde da Família voltado para a cultura e o Renda Cidadã específico para as comunidades de quilombo, além do fato de tornar as lei efetivas: “Precisamos tornar a lei viva, se não fica apenas no papel. A Constituição garantiu o direito às áreas de quilombo, mas se não se consegue tornar a lei viva, ela se perde”.
O governador terminou seu discurso elogiando Ubatuba, como sendo uma das cidades mais bonitas do mundo e brincou dizendo que mantém o sonho de ainda ir a Ubatuba “sem meias”. O evento foi encerrado com um almoço oferecido ao governador e demais presentes. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Ubatuba mantém a liderança no Nicoboco Paulista

Ubatuba - A 2ª etapa do Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surfe, para alunos de sete a 16 anos, foi realizada no último fim de semana, em Itanhaém-SP. Assim como aconteceu na etapa de abertura, a Escola Municipal de Surfe de Ubatuba somou mais pontos e comprovou que os 11 anos de trabalho continua dando frutos. Liderada pelo técnico Alberto Jacob, que coordenou os alunos na areia, os ubatubenses uniram forças para correr e remar, além de mostrar o que já aprenderam nas ondas. No mar, outra fera do surfe nacional, Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro, dava os toques necessários para que os pupilos arrepiassem nas vagas. (Fonte: ValeParaibano)

Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba vence segunda etapa do Circuito Paulista

Ubatuba - A Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba manteve a liderança no Circuito Paulista ao vencer a segunda etapa do Nicoboco Paulista de Escolinhas 2005, disputada em Itanhaém. Cada escolinha conta com duas equipes de quatro alunos, que vão se enfrentando no formato tag team. As disputas rolam no formato tag team nas categorias Petit (até 10 anos), Estreante (12 anos), Iniciante (14 anos) e Feminino (até 16 anos).
Na fase final Ubatuba caiu na água com a equipe formada por Filipe Toledo, Lucas Santos, Caíque Pacheco e Emily Santos, que conseguiram 22.05 pontos, vencendo a escolinha de São Sebastião por 0.05 pontos de diferença.
“O conjunto falou mais alto”, disse Alberto Jacob, um dos responsáveis pela equipe, ao lado de Ricardo Toledo. “O time de Ubatuba tem atletas que desequilibram, como Filipe Toledo e Lucas Santos, mas em uma competição como essa, em que cada nota vale muito, um atleta passa a lutar pelo outro”, completou Jacob.
Além dos atletas que disputaram a bateria final, a Escolinha Municipal de Ubatuba levou a Itanhaém os seguintes alunos: Giovani Ferreira, Luiz Antonio, Alexsandro Santos e Natalie Paola.
O surf de Ubatuba também garantiu o terceiro lugar do evento com a Escolinha do Zecão. A próxima etapa do Nicoboco Paulista de Escolinhas 2005 acontece nos dias 19 e 20 de novembro na praia da Baleia, São Sebastião. Crédito da Foto: Daniel Smorigo. (Fonte: PMU)

Ubatuba se prepara para a segunda dose da vacina contra poliomielite

Ubatuba - No próximo dia 15 de agosto, acontece a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Em Ubatuba, 90% das crianças de 0 a 5 anos já tomaram a primeira dose no mês de junho, em diversos postos e unidades de saúde do município. Essa doença está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas.
A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovírus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomielite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia.
No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção.
O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. A coordenadora da vigilância epidemiológica, Eliana Arantes, diz que, “embora não tenhamos mais a doença em nosso país, a vacinação é o único meio de manter ausente a circulação do vírus no meio-ambiente.” (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba conquista título internacional

Ubatuba - A equipe de vôlei feminino categoria mirim de Ubatuba ficou com o título de campeã do 2º Intercâmbio Brasil/Chile de vôlei, que foi realizado no Tebar Praia Clube em São Sebastião neste final de semana.
Com três vitórias (São Sebastião, Jambeiro e Calle Larga-Chile), e perdendo apenas um set, a equipe feminina de Ubatuba ficou com o troféu de campeã. Atuaram por Ubatuba, sob coordenação de Gearaldo Vanoni as atletas Jéssica Gomes, Luiza, Jéssica Jardim, Joyce, Letícia, Ana Carolina, Inayê, Anny, Amanda, Tassiane e Amanda Zuim.
Masculino - No masculino, Ubatuba ficou com o vice-campeonato. A estréia foi contra São Sebastião e Ubatuba venceu por três sets a zero. Na final Ubatuba perdeu para os chilenos por três sets a um e ficou com o vice campeonato. Ubatuba participou apenas do vôlei, mas o intercâmbio aconteceu também nas modalidades futebol de campo, futsal, natação, tênis e tênis de mesa. (Fonte: PMU)

Ladrões entram em dois prédios da Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - A prefeitura de Ubatuba foi vítima de dois furtos neste final de semana. Um deles ocorreu na Casa dos Conselhos, localizada à Rua Paraná, no Centro. Ao chegar ao trabalho, o funcionário público A.S. notou que as portas internas do prédio encontravam-se arrombadas. Ao chegar à sala de reuniões, deparou-se com as janelas abertas e parte do computador, sobre uma cadeira. Segundo indícios, o assaltante entrou e saiu pelos fundos do prédio, provavelmente pela quadra da piscina. Em uma primeira vistoria, alem da bagunça deixada pelos meliantes, os funcionários notaram a falta de um rádio.
Outra ocorrência aconteceu no anexo da prefeitura na avenida Maria Alves 868, onde ficam algumas secretarias, assessorias e o Procon. Os primeiros funcionários entraram para o trabalho e não observaram nenhuma anormalidade. Apenas ao tentar utilizar o fax, é que os funcionários do Procon deram pela falta do aparelho. Dado o alerta, outro funcionário que chegava também naquele momento deu pela falta de objetos de uso pessoal. Não foi localizado nenhum ponto de arrombamento.
Em ambos os casos foram acionadas a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Homens da policia técnica também compareceram e periciaram ambos os prédios. Agora o caso está a cargo da Polícia Civil. (Fonte: PMU)

Última semana para o contribuinte negociar dívida com a Prefeitura

Ubatuba - A Lei 2668/05, que a concede incentivos fiscais para que os contribuintes quitem seus débitos com a prefeitura estará em vigor até o dia 29 de julho. A lei assegura ao contribuinte que está dia com todos os tributos de 2005, facilidades para quitar dívidas de IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros. Durante o mês de julho a prefeitura realizou plantões aos sábados para permitir que proprietários de imóveis que não residem na cidade pudessem negociar suas dívidas e mesmo aqueles que moram distante do centro da cidade. As seções de Tributos Mobiliários e Imobiliários, Dívida Ativa, Seção de Cadastro e Execução Fiscal funcionaram durante quatro sábados, das 9 às 16 horas, atendendo a um grande público. No total foram realizados 101 acordos, entre parcelados e à vista.
Os benefícios - Até o próximo dia 29, sexta-feira, o contribuinte poderá optar pelo parcelamento em até 30 meses, sem incidência de juros; em 48 parcelas, com juros e multas ou o pagamento à vista com isenção de qualquer taxa. As parcelas não podem ser inferiores a R$ 50,00. Para os débitos ajuizados, é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios. Quem optar pelo parcelamento deve comprovar a condição de proprietário ou nomear um procurador. Para facilitar a localização dos débitos, a Prefeitura solicita que o interessado traga o número de identificação do imóvel. O pagamento poderá ser feito em agências bancárias. O paço municipal fica na avenida Dona Maria Alves, 865- centro. Os telefones são (12) 3834-1017 – 3834-1018 – 3834-1037. (Fonte: PMU)

Empreender é um dos melhores projetos do mundo
Noticiado neste mês na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (nº 198) o Empreender é um dos melhores projetos do mundo.

Ubatuba - O “Projeto Empreender”, uma parceria entre o Sebrae e as Associações Comerciais do Brasil, foi classificado entre os quatro finalistas do “Prêmio World Chambers Competition” e considerado o melhor programa no mercado de consolidação da pequena empresa.
O “Empreender” ganha espaço destacado na medida em que os núcleos vão se fortalecendo.
Neste mês em Ubatuba, o Núcleo de Artesanato do Pé da Serra ganhou uma oficina gratuita com a designer Tânia de Paula, consultora do Sebrae para o programa de Artesanato do Estado de São Paulo.
Para Joteilma Zarpelão, integrante do Núcleo de Artesanato, a oficina ajudou muito. “Aprendemos a trabalhar melhor as cores, combinações e o curso nos deu uma visão de mercado também.”
Tânia de Paula afirmou que o grupo de trabalho esteve muito empenhado. “Houve um grande interesse em procurar novos espaços para a comercialização dos produtos, aperfeiçoá-los e desenvolver novos produtos para decoração”.
A Associação Comercial de Ubatuba espera com os bons resultados obtidos com a oficina de artesanato, conseguir novas parcerias para atender novos núcleos. (Fonte: ACIU)

Está sendo formado o Conselho do Movimento Degrau

Ubatuba - Foi apresentado no dia 20 de julho último, na ACIU, o Movimento Degrau.
Uma palestra concedida pelo consultor estadual do programa Paulo Martelli, teve como objetivo apresentar o Movimento Degrau ao público e montar um conselho com a finalidade de conscientizar e sensibilizar os empresários de todos os setores da cidade para que além de empregar os jovens, os matriculem em cursos profissionalizantes.
O encontro teve a participação de quarenta empresários onde dezoito deles manifestaram o desejo de fazer parte do conselho na cidade. Número mais que suficiente visto que existem sete vagas a serem preenchidas.
Para Silvana M. Niel a palestra e o interesse dos empresários foram além dos objetivos. “Na verdade precisávamos de sete e conseguimos dezoito! Ficamos muito satisfeitos com o resultado”.
Segundo Martelli, o problema com os jovens que saem do emprego sem uma qualificação é fruto da falta de articulação, planejamento e organização. “Com um conselho consistente e heterogêneo apontaremos os problemas e acharemos as soluções”.
Para o Vice Prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, o município precisa de mais atenção nesse aspecto, pois a maior dificuldade dos jovens não é apenas conseguir o primeiro emprego, mas também sair dele com uma experiência relevante. “Com cursos de capacitação o jovem sairá preparado para o mercado de trabalho”.
A empresária Rosangela M. B. Siqueira, futura integrante do conselho Degrau, acredita em mudanças imediatas. “Vamos dar um basta nessa história de jovens terem dificuldades na perspectiva de sair do trabalho sem uma profissão”.
O Diretor da ACIU, Alfredo Luiz Filho junto à comissão do Movimento Degrau planeja marcar para dentro de quinze dias a primeira reunião com o conselho. (Fonte: ACIU)
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Por um pedaço de pão
Ronaldo Dias

Às vésperas do referendo do desarmamento, ainda não li nada a respeito da fundamentação desta proposta que fosse convincente. Todas as alegações pro proibição da comercialização de armas, trata do assunto como se toda a população estivesse armada, como se o acesso e, o porte de armas de fogo, fosse simples e fácil, de modo que todo jovem, principalmente os "excluídos" e o cidadão pudesse adquiri-la, a preços módicos, no primeiro camelô da 25 de março ou da Ladeira. Como se as lojas, exibissem em suas vitrines metralhadoras israelenses, fuzis HK, M16, pistolas Colt e, lança granadas e, abastecessem formalmente, com nota fiscal e certificados de garantia, o crime organizado ou o criminoso premeditado. Quais serão os reais interesses dos lúcidos, que vêem na comercialização oficial de armas e, seu porte responsável, por cidadãos de bem em sua defesa e de sua família como fator gerador de violência? Quais interesses dos que emitem e defendem opiniões que vulgarizam o conceito que todo jovem carente portará arma (comprada em loja?) e será um futuro criminoso? O crime organizado não compra armas em lojas, muito menos sujeitam-se as exigências e trâmites legais do porte. A violência não está ligada as armas de fogo (irregulares) conforme querem nos enfiar goela abaixo. A violência que estamos sujeitos é devido a incompetência na proposta séria da criação e, da execução de políticas públicas de segurança, educação e inclusão social. Chega de enganação. Chega de distrair o povo. Chega de propostas para desviar a atenção dos rumos do nosso desgoverno. Chega de transferir à população a responsabilidade dos governantes. Chega de desmandos. CPIs e referendos custam fortunas aos esfolados contribuintes. Já não chegam todas as malas que vimos e, todas as demais que não vimos? Assistí-los, cínicos, nas transmissões da TV, ouvir suas mentirosas "explicações" (amparadas por Hábeas Corpus) vê-los, ao vivo fortemente escoltados, trasitando assim calmamente pelos aeroportos, arrastando suas pesadas "malas" de milhões (seriam fundos para ações beneméritas de distribuição de renda?) (dinheiro para o fome zero?) é, na verdade o que endossa a violência e, indigna todos nós os excluídos (de suas listas de agraciados). Utilizar artifícios ilegais e, criminosos, para chegar ao poder (ou se eleger) ensina e justifica estes seus meios. Voltando ao referendo, até mesmo um idiota sabe que, um faminto, não roubará uma, que seja, das malas do mensalão mas, matará com as próprias mãos, por um pedaço de pão.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Saúde Pública em Ilhabela - Gostaria de usar este espaço para destacar um grave problema que atinge a todos os moradores de Ilhabela: A grande quantidade de cães de rua em nossa cidade. Estes cães abandonados se reproduzem sem nenhum tipo de controle, se unem em matilhas e estão se tornando uma grave ameaça à Saúde Publica.
Os motivos são explícitos, eles se alimentam do lixo encontrado na rua, atacam os sacos e espalham seu conteúdo pela via público atraindo ratos, baratos e outras pragas. Mais grave ainda é sua ferocidade. Semana passada mesmo, uma moça foi atacada na Rua Arapongas no Morra da Cruz, quando estava distraída falando no orelhão. O ataque da besta resultou numa calça jeans rasgada, uma perna machucada, dias sem trabalhar, e mais quatro dias para tomar as injeções de tétano e raiva no posto de Saúde de Itaquanduba e nos Hospital Mário Covas.
Para completar, ainda temos o problema do acesso dos cães às praias, que embora proibido, é prática comum, acarrentando o problema de contaminações advindas das fezes caninas.
É necessária uma providência imediata, que obrigue os proprietários de cães a registrá-los e o recolhimento, ou no mínimo, a castração dos cães de rua.
Vamos salvar ilhabela desta ameaça.

Afranio Bittencourt
Veranista em Ilhabela há mais de 10 anos


Para pensar bastante - O Presidente Lula disse que não é preciso ter diploma para governar o Brasil e sim coração, o mais interessante ainda é que em alguns lugares aqueles que tem formação específica e deveriam respeitar mais ainda a Lei, pois são conhecedores por estudo (talvez por ofício), mantendo o coração forte e íntegro, perseguem pessoas e instituições, destroem os amigos e flagelam aqueles que acham inimigos (e os tornam verdadeiros inimigos), imagine os inimigos de verdades, é preciso um mínimo de inteligência para ser um administrador, seja em que instância for, pública ou privada.
Também é claro que o profissionalismo é imperativo, desmandos e imposições de cargos diretivos escolares só causam desconfiança e desconsideração aos que estão em "cargos de comissão", coisa que é imposta a estes o tempo inteiro - cuidado; Diretores Escolares, Coordenadores e Psicopedagogos, sem regimento com forte lastro profissional, que mostre atribuições e forma de condução ao cargo, com as nomeações de "livre" provimento na forma que são realizadas, retrocedem os processos educacionais e a vida dos alunos implicaodos neste sistema.
Mais ainda, o questionamento sobre o que é um educador deveria partir de quem tem competência e formação para tanto, não destes que se utilizam da imposição para seus objetivos particulares, onde a confusão do particular e privado avançam livremente.
Claro que isso é uma situação regionalizada em alguns lugares de nosso País, e utilizando de forma porca o princípio constitucional da GOVERNABILIDADE, estes seres de pouca visão, prostituem a lei e destrõem o servidor público, o cidadão e o governo público.
Também quando o escalão de governo que atua no contato direto com o Profissional, se move conforme a conveniência própria, o que é correto deixa de existir e apenas o que "interessa" é verdadeiro...
Assim, nós, os pobres mortais vamos vivendo o que Deus nos manda e o Diabo dirige através destes pobres de espírito, lutando com nossa dignidade, suor e sangue...
Os guerreiros de luz sempre sobreviverão!

Hipólito C. Santana
São Sebastião, SP


Sabedoria dos Provérbios - “Que seja outro que te louva, não a tua boca, um estranho, não teus próprios lábios” (Provérbios 27-2).
Lembrei-me desta recomendação, ouvindo primeiro e lendo depois, as frases do Exmo. Sr. Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, abaixo transcritas:
“Neste país, pode ter igual, mas não tem mulher,nem homem, que tenha coragem de me dar lição de ética, moral e de honestidade” (Folha de S.Paulo 23-07-05)
“E não vai ser a elite brasileira que vai fazer eu baixar a minha cabeça” (Idem)
O Professor Francisco Weffort ( Folha 23-07-05 A6), fundador do PT junto com o Sr. Lula da Silva, hoje ex-PT, afirmou: “Existe um irrealismo extraordinário em falas de Lula”.
A frase do Prof. Francisco Weffort pode revelar a concepção respeitosa de grande parte do povo brasileiro. Povo sempre tolerante com os ocupantes do poder e que parece ter gravado, com letras de ouro, a frase bíblica: “Não falarás mal do Príncipe de teu povo” (Ex. 22-28).
Essa tolerância de todos nós, povo brasileiro, com as indelicadezas de alguns de nossos mandatários, não os autoriza a serem injustos e considerar que todos formamos uma classe inferior em termos de ética, moral, honestidade e agredir todas as elites indistintamente.
Nossa singela análise da sociedade brasileira nos leva a acreditar que, entre os quase duzentos milhões de habitantes do país, existem muitos milhões que não devem ter gostado das falas e dos tons do Exmo. Sr. Presidente. A avaliação dos cidadãos conscientes não coincide, já faz bastante tempo, com a que o Presidente tem de si mesmo. O povo, na sua sabedoria intuitiva, conhece os meandros da política e sabe que, entre os políticos, se encontram poucas irmãs Dulce ou Teresa de Calcutá.
Sem tirar quaisquer méritos ao Exmo. Sr. Presidente e sendo justos com nossos concidadãos temos que reconhecer que, felizmente, existem, na sociedade brasileira, muitos milhões de brasileiros humildes, de classe média, da elite intelectual, do mundo empresarial, da classe trabalhadora, dos pais e mães de família que dão lições de moral, de ética, de honestidade, de trabalho a toda nossa classe política.
São eles que, trabalhando, estudando, planejando, executando, pagando impostos, sofrendo privações impostas pela roubalheira e sendo pacientes com os políticos mantém o PAÍS em pé e o levam a superar todas as crises.
O povo está casado de bravatas e de populismo. Com a sua infinita paciência continua a esperar, de seus governantes, respeito, justiça, honestidade, sabedoria, ouvidos afinados para escutar seus anseios e uma constante dedicação ao trabalho e ao estudo para conhecer e resolver os problemas administrando o país com eficiência.
Encerramos este breve comentário com outro provérbio dirigido a quem quer governar com sabedoria. “Aplica teu coração à instrução e teus ouvidos às palavras da ciência” (Provérbios 23-12).

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292 – 3
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Quilombo Cassandoca - Emilio Campi

Quilombola na  Caçandoca
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site